x

Comitê é criado para avaliar o Simples Nacional

Por meio do Decreto nº 8.019/2013, a presidente Dilma Rousseff determinou a criação do CIASN (Comitê Interministerial de Avaliação do Simples Nacional), vinculado à Secretaria da Micro e Pequena Empresa.

31/05/2013 08:10

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Comitê é criado para avaliar o Simples Nacional

Por meio do Decreto nº 8.019/2013, a presidente Dilma Rousseff determinou a criação do CIASN (Comitê Interministerial de Avaliação do Simples Nacional) , vinculado à Secretaria da Micro e Pequena Empresa.

O órgão será responsável pelo acompanhamento e avaliação da política pública de tratamento diferenciado, favorecido e simplificado a ser dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte referente à “apuração e recolhimento dos impostos e contribuições da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, mediante regime único de arrecadação, inclusive obrigações acessórias”.

O Comitê será integrado pelos titulares da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (que assumirá o cargo de presidente), da Casa Civil e dos Ministérios da Fazenda, do Planejamento, Orçamento e Gestão, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Trabalho e Emprego.

Representantes de outros órgãos, entidades ou da sociedade civil também poderão participar de debates, porém, não terão direito a voto.

Caso necessário, o CIASN poderá formar subcomitês temáticos, que contribuirão com o desenvolvimento das atividades do órgão. Não haverá remuneração para os integrantes, pois a participação será considerada prestação de serviço público relevante.

De acordo com o texto, o CIASN será instalado no prazo de 30 dias, contados a partir da entrada em vigor do Decreto nº 8.019, que ocorreu na mesma data da publicação no Diário Oficial da União, em 28 de maio de 2013.

Fonte: CRCSP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.