x

Sucesso financeiro não vem por acaso

Progresso material e financeiro é acima de tudo uma caminhada constante.

05/06/2013 10:47

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Sucesso financeiro não vem por acaso

Por certo que há diversas coisas no cotidiano que dependem muito mais de terceiros do que de nosso esforço. Entretanto, como somos pessoas antenadas e compreendemos que o papel de vítima já era, somos responsáveis pelas nossas escolhas, certo?


Então nada mais natural do que concluir que o sucesso nas finanças pessoais é resultante de um planejamento inteligente, e não obra do destino. 

OK, mas como fica aquela pessoa que ganhou o prêmio da Megasena? Pois ela é um bom exemplo por ter, ao menos, comprado o bilhete e ter reservado um dinheiro para esta fezinha. Certamente não ganhou logo de primeira . Veio apostando regularmente, como as pesquisas entre ganhadores demonstram. Mas como este caso é proporcionalmente muito pouco considerável perante uma população enorme que quer ter seu lugar ao sol financeiro, vou me deter ao que traz resultado. 

A equação que resulta no sucesso financeiro tem origem no: 1 - o primeiro elemento a ser poupado, o primeiro elemento a ser fabricado. Entendendo melhor, tudo começa pequeno, pelo primeiro salário, o primeiro pagamento recebido e o primeiro valor poupado. A repetição do hábito de fazer dinheiro, poupar dinheiro e planejar bem como usar o dinheiro começam da primeira atitude e se perduram, se assim você quiser e criar disciplina para ver os resultados. 

Normalmente, quando chegamos no segundo semestre do ano o sentimento de "ter dinheiro" é potencializado. Não faltam muitos meses para as férias, as compras de Natal, as viagens de fim de ano. Será que temos dinheiro para tudo isso? Se a resposta foi SIM, isso reflete o trabalho de gerenciar bem este recurso, usando o dinheiro para compras importantes e necessárias, e não para diminuir a primeira crise de ansiedade com o que quer que seja. Se a resposta for NÃO, ainda há tempo de mudar padrões para ao menos melhorar esta conduta. Você está gastando demais, sem necessidade? Está fazendo pouco dinheiro? Ou ainda está num momento financeiramente delicado? Seja o que for, comece agora um novo comportamento. 

O momento presente pode se tornar o 1 - um - de uma trajetória bem sucedida. Reserve um valor para sua poupança assim que o dinheiro vier às suas mãos. Pense em algo que você possa fazer para gerar mais dinheiro (extras, free-lancers, trabalhos esporádicos além do salário) e ao receber, use somente a metade dele (afinal, é um extra, e você não estaria dependente completamente deste valor, correto?). Resista aos apelos de gastar quando não for algo racional e capaz de gerar mais dinheiro; se for para investir no seu negócio ou bem estar que proporcionem mais dinheiro, caminhe avante. 

O sucesso financeiro vem de simples condutas, que de tão previsíveis chegam a ser desacreditadas por muitas pessoas. Procure sempre poupar, guardar, para que nos momentos merecidos de descanso você possa deles desfrutar. Use o dinheiro com inteligência, pois foi a sua inteligência que o criou com seu trabalho. E use a racionalidade para que o acaso somente traga sucesso no seu horizonte financeiro. Eu tenho certeza que você consegue.

Suyen Miranda

Fonte: Incorporativa

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.